São Jorge: o santo guerreiro do Brasil
top of page
Buscar
  • Salve Jorge - EACM360

São Jorge: o santo guerreiro do Brasil


Bandeira da Turquia
Bandeira da Turquia

São Jorge é popularmente conhecido como o santo guerreiro. Homenageado com uma data própria (23 de Abril), viemos contar um pouco da história do santo que dá nome ao nosso bar.


Jorge nasceu no século III na Capadócia, região da atual Turquia. Mudou-se para a Palestina ainda criança e na adolescência iniciou carreira militar, promovido logo em seguida para capitão do exército romano.


Aos 23 anos, passou a fazer parte da corte imperial. Pela proximidade com o Imperador Diocleciano, percebeu o surgimento do plano do imperador para matar todos os cristãos e revoltou-se.


Manteve-se fiel à fé cristã e começou a distribuir toda a sua riqueza aos pobres. Ao renunciar à vida de soldado, virou alvo do imperador que mandou matá-lo em 23 de Abril de 303.

São Jorge montado em seu cavalo branco
São Jorge montado em seu cavalo branco

Virou mártir e foi cruelmente torturado. A última ação dos soldados foi degolá-lo.


A tamanha resistência em se permanecer fiel fez com que até a própria mulher de Diocleciano se convertesse ao cristianismo. Os restos mortais de Jorge foram enviados a Lida, cidade na qual cresceu com a sua mãe.


Mais tarde, o Imperador Constantino mandou erguer uma igreja para a devoção de fiéis.



Bar Salve Jorge
Bar Salve Jorge

Padroeiro de cidades como Inglaterra, Portugal e Lituânia, seu túmulo ainda está em Lida, próxima a Tel Aviv, em Israel. Representando fé, coragem, força e resistência, São Jorge não poderia simbolizar melhor o nosso bar que, desde 2004, reuni guerreiros que lutam todos os dias para manter seus sonho em pé.

211 visualizações0 comentário
bottom of page